loader

STJ mantém prisão de suspeitos de envolvimento em esquema de venda de sentenças na Bahia

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • STJ mantém prisão de suspeitos de envolvimento em esquema de venda de sentenças na Bahia
STJ mantém prisão de suspeitos de envolvimento em esquema de venda de sentenças na Bahia

Ao todo, Corte Especial do tribunal manteve prisão de três alvos da Operação Faroeste.

Desde o início das investigações, suspeitos negam acusações.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (7) manter a prisão preventiva (sem prazo) de três suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de sentenças na Bahia.

A decisão do STJ vale para o casal Adailton Maturino e Geciane Maturino, que, segundo as acusações, depositavam a propina, e Antônio Roque do Nascimento Neves, ex-funcionário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Desde o início das investigações, a defesa de Adailton e Geciane nega envolvimento deles no esquema, afirmando também que não há provas contra eles.

Segundo informou o STJ no ano passado, a defesa de Antônio Roque tem argumentado que não há motivos que justifiquem a prisão dele.

Deflagrada pela Polícia Federal em 2019, a Operação Faroeste apura supostas vendas de sentenças por parte de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia.

Nesta terça (6), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou conceder prisão domiciliar para a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ-BA, acusada de participar do esquema (relembre no vídeo abaixo).

Em nota divulgada após a decisão, a defesa da desembargadora afirmou que o STF deu continuidade a um "constrangimento ilegal e a um absurdo processual" e informou que recorrerá.

MPF denuncia desembargadora, juiz e mais 6 pessoas na Operação Faroeste, na Bahia Julgamento no STJ Durante a sessão desta quarta-feira, a maioria dos ministros da Corte Especial do STJ seguiu o entendimento do relator do caso, Og Fernandes.

Quando o julgamento começou, o relator afirmou que os acusados ofereceriam riscos às investigações se fossem colocados em liberdade e que isso justifica a manutenção da prisão preventiva.

Adaílton Maturino é apontado pelos investigadores como suposto coordenador do esquema, cooptando magistrados do TJ-BA.

Maturino é advogado e se apresentava como cônsul honorário da Guiné-Bissau no Brasil.

Geciane Maturino também é advogada e é esposa de Adailton.

O julgamento foi retomado nesta quarta com o voto do ministro João Otávio de Noronha, que havia pedido mais tempo para analisar o caso.

O ministro divergiu do relator e votou a favor de libertar os investigados, por considerar que a liberdade dos três não impacta no andamento das investigações.

Noronha propôs as seguintes medidas: conversão da prisão preventiva em domiciliar com tornozeleira eletrônica; entrega de passaportes; e proibição de contato com outros investigados e com funcionários do TJBA.

O voto do ministro não foi acompanhado pela maria.

No caso de Antônio Roque do Nascimento Neves, o ministro Jorge Mussi sugeriu que fosse revogada a prisão preventiva, mas que o investigado passasse a utilizar tornozeleira eletrônica.

A sugestão também não foi aceita pela maioria dos ministros.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você