loader

Vacinação contra Covid na Paraíba: veja perguntas e respostas

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Vacinação contra Covid na Paraíba: veja perguntas e respostas
Vacinação contra Covid na Paraíba: veja perguntas e respostas

Estado recebeu cerca de 114.

846 doses e tem população de aproximadamente 4 milhões de pessoas.

Vacinação contra Covid-19 já começou na Paraíba SES-PB/Divulgação A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba, nesta terça-feira (19).

Ela é enfermeira há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga.

Devido ao número reduzido de doses (114.

846), poucos grupos prioritários vão ser imunizados neste primeiro momento.

Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 54.

689 paraibanos devem ser vacinados.

O número representa menos de 1,3% da população da Paraíba, que é de 4 milhões de pessoas.

O começo dessa fase inicial acontece nesta terça-feira (19).

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19 Vacina CoronaVac chegou na Paraíba nesta segunda-feira (18) SES-PB/Divulgação Quando começa a vacinação na Paraíba? As primeiras doses da vacina chegaram na Paraíba na segunda-feira (18) e a vacinação já começou nesta terça-feira (19).

A distribuição das vacinas deve começar de forma imediata para os 223 municípios paraibanos, conforme informou o governador João Azevêdo (Cidadania).

Por volta das 8h, os primeiros veículos e dois aviões saíram de João Pessoa para transportar a vacina para outras cidades da Paraíba.

Ao todo, 11 veículos refrigerados levam os imunizantes para as 12 centrais regionais de saúde.

De acordo com o governador, os municípios estão liberados para iniciarem a vacinação, desde que estejam com a estrutura pronta, assim que receberem as doses.

Quem pode se vacinar? Trabalhadores da saúde: 34% dos trabalhadores da assistência e vigilância à saúde, domiciliares como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na linha de frente da assistência a Covid-19.

População indígena: indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios; Idosos: Idosos acima de 65 anos que vivem em instituições de longa permanência.

A estratégia de coordenação e execução das ações de vacinação é de competência municipal de saúde.

A vacina tem quantas doses? Cada pessoa que for vacinada pela CoronaVac vai receber duas doses, com intervalo de duas ou três semanas.

Na capital, serão 54.

689 mil pessoas vacinadas com a primeira remessa da vacina.

Qual o calendário de vacinação para os outros grupos? Não há calendário estabelecido.

A vacinação vai acontecer em etapas e, a partir do aumento da quantidade de doses recebidas, amplia também os públicos que vão ter acesso.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra Covid-19 sejam priorizados.

Os municípios devem orientar seus trabalhadores sobre o calendário e local de vacinação.

Onde devo me vacinar? Nesse primeiro momento, os trabalhadores de saúde serão vacinados nos postos de trabalhos; os indígenas serão vacinados nas aldeias; e os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados também receberão as vacinas dentro das instituições.

Os postos de saúde não irão dispor da vacina por enquanto.

Enfermeira e indígena são primeiros vacinados contra a Covid-19 na Paraíba Qual vacina será aplicada? Por enquanto, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.

A CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegou na segunda (18).

A vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda não está disponível.

Quais documentos levar para se vacinar? Todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento.

Basta comprovar que pertence ao grupo prioritário correspondente à fase da vacinação.

No entanto, para fazer o controle, o Ministério da Saúde diz que é importante informar o número do CPF ou apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – o Cartão do SUS.

Caso a pessoa não esteja cadastrada nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional no posto de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento.

Doses da vacina Coronavac chegam a Cajazeiras, no Sertão da Paraíba Beto Silva/TV Paraíba Quais serão as fases de vacinação? A primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba inclui os seguintes grupos: 1ª fase Grupo 1 Trabalhadores de saúde Grupo 2 Pessoas de 75 anos ou mais Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas Indígenas 2ª fase Grupo 3 Pessoas de 70 a 74 anos Grupo 4 Pessoas de 65 a 69 anos Grupo 5 Pessoas de 60 a 64 anos 3ª fase Grupo 6 Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave - IMC?40) 4ª fase Grupo 7 Professores, nível básico ou superior Grupo 8 Forças de segurança e salvamento Funcionários do sistema prisional Governador João Azevedo fala sobre chegada das primeiras doses de CoronaVac na Paraíba Há seringas e agulhas suficientes? O governo do estado afirma possuir 411 mil seringas e agulhas em estoque para a vacinação.

É verdade que o Ministério da Saúde está fazendo um agendamento para receber a vacina? Não é verdade.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não sou grupo de risco, não sei quando serei vacinado pelo SUS.

Poderei comprar a vacina em uma clínica particular? Ainda não há uma previsão de quando as clínicas particulares conseguirão comprar lotes das vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas no Brasil.

A orientação dos órgão de saúde nacionais e internacionais é que todas as doses produzidas pelos laboratórios neste primeiro momento sejam direcionadas aos governos, com a finalidade de garantir que as pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas o mais breve possível.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você