Um robô pode ser simpático? Empresa traz ao DF 'robôs multifacetados' que, além de realizar diversas tarefas, conseguem ser gentis com os donos. Robô 'humanizado' sorri quando é chamado de bonito
Quem nunca desejou viver no desenho "Os Jetsons" e ter um robô que faz tudo em casa? Muita gente até já tem um robô para aspirar ou varrer a casa, por exemplo.
?Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
A aposta, agora, é tornar os robôs "mais humanizados" e criar uma espécie de "modo simpático" para as máquinas (veja vídeo acima). No vídeo, ao ouvir om elogio "Como ele é bonito", o robô interage e sorri.
"Todas essas capacidades podem ser treinadas e inseridas, via inteligência artificial, de forma relativamente simples hoje em dia. Uma IA bem treinada e experimentada anteriormente se passa facilmente por um humano simpático e educado", diz Murillo Oliveira, professor de robótica.
Funções do Robô Humanizado ????
Robô simpático vira aposta para comércios e supermercados.
Human Robotics
A ideia é que os "robôs humanizados" sejam usados no atendimento ao público, ajudando nas compras do supermercado ou "trabalhando" no comércio, ou em hospitais, por exemplo. Idealizados por um startup de Curitiba – a Human Robotics – alguns desses robôs, chamados de Robios GO, começam a chegar ao Distrito Federal.
"É óbvio que existe uma diferença clara entre humanos e máquinas. Mas, cada vez mais, com o avanço tecnológico a 'humanidade' dos robôs, especialmente na primeira abordagem, nas primeiras interações de um atendimento, por exemplo, sim, podem ser simpáticas e acolhedoras.", diz Oliver Smadja, CEO da Human Robotics
Veja abaixo algumas características das máquinas:
Falam mais de 100 idiomas
Se comunicam por meio de áudio, texto, imagens e vídeos
Possuem detector de pessoas
Nos supermercados e comércios podem fazer o papel de "vendedor", levando o cliente até o produto desejado
Nos hospitais e clínicas podem realizar triagens e auxiliar no procedimento de alta dos pacientes
Segundo o professor de robótica Murillo Oliveira, os robôs vão se popularizar cada vez mais. A automação na indústria, por exemplo, já é uma realidade e as pessoas passam a ocupar postos estratégicos.
“A tendência é que esse processo se torne um ciclo completo sem intervenção do humano no processo", diz Murillo.
LEIA TAMBÉM:
VOCÊ GOSTA DE ROBÔS? Veja fotos de um colecionador que tem quase 200 relíquias em casa, no DF
GRUIA DE COMPRAS: Aspirador-robô vale a pena? g1 testa modelos para todos os bolsos
ENTENDA: Por que os robôs não vão assumir nossas tarefas domésticas tão rápido quanto gostaríamos
Publicada por: RBSYS