Quando se fala em gorduras, muitas pessoas associam logo ao ganho de peso e às doenças cardiovasculares. Entretanto, esse macronutriente é fundamental para a nossa saúde assim como o carboidrato e a proteína, e merece adequação no planejamento alimentar, com fontes adequadas e quantidades ajustadas. Confira as três verdades e o mito sobre eles:
1. As gorduras são macronutrientes que atuam na formação de membranas celulares, isolamento térmico e produção de hormônios fundamentais à nossa saúde.
Verdade. As funções das gorduras no nosso organismo são indispensáveis para a saúde e, por isso, merecem destaque na alimentação. As células nervosas, responsáveis pelas funções cognitivas, necessitam de lipídeos específicos, como o ômega-3.
2. Existem três tipos de gorduras que devem fazer parte da alimentação de forma balanceada.
Verdade. As gorduras são divididas em saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Ambas desempenham papeis no organismo, sendo que há uma recomendação percentual para cada uma delas de acordo com o valor calórico total da dieta estabelecida.
3. As gorduras saturadas devem ser consumidas com mais cautela, mas não devem ser abolidas da alimentação.
Verdade. Algumas fontes naturais de gorduras saturadas podem fazer parte da dieta diariamente, como por exemplo o leite e as carnes. O estudo PURE, mencionado no vídeo anterior, afirmou que o consumo equilibrado desse tipo de lipídeo não aumentou o risco para doenças do coração, de acordo com a avaliação clínica dos participantes.
4. As gorduras trans também podem fazer parte da alimentação diariamente.
Mito. A gordura trans é considerada prejudicial à saúde, visto que é um tipo de gordura hidrogenada, modificada pela indústria alimentícia. Está presente em alimentos ultraprocessados e deve ser evitada.
O equilíbrio alimentar permeia e, por isso, não faça mudanças drásticas em sua alimentação sem conhecimento adequado. Consulte sempre um nutricionista para isso!
Publicada por: RBSYS