Um grande "terrorismo nutricional" gira em torno do consumo de alguns alimentos tradicionais da nossa alimentação. As dietas da moda estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, nas quais há exclusão de alimentos que são ricamente nutritivos e que podem fazer parte de um plano dietético saudável. Afinal, o equilíbrio é o grande sucesso. Para desmistificar esse medo, veja quatro opções para você incluir na soa rotina:
Arroz e feijão
Um "casamento perfeito" de aminoácidos essenciais que se completam (o que um tem pouco, o outro supre, e vice-versa), com fibras em ótimas quantidades e micronutrientes diversos, que irão promover a saúde intestinal de forma potencializada. Prefira o arroz na versão integral e explore a infinidade de tipos de feijões disponíveis.
Pão integral
Pessoas que apresentam sensibilidade ao glúten ou doença celíaca devem excluir alimentos que contenham glúten de suas dietas. Caso contrário, não há necessidade em restringir pães integrais da dieta, visto que são fontes importantes de fibras alimentares. Combine recheios proteicos e não tenha medo de comer aquele pãozinho!
Leite e derivados
Vale a mesma regra: pessoas com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca ou que apresentam certo desconforto com lácteos devem evitar ou excluir da dieta. Para quem não tem, o consumo moderado pode ser atribuído no dia a dia, sempre as versões magras e em quantidades adequadas.
Ovos
Sei que já está mais do que claro que o consumo de ovos é saudável e benéfico para o nosso organismo. Mas vale reforçar, pois muitas pessoas ainda temem escolhê-lo. O ovo é o segundo alimento mais completo em termos de nutrientes e sua ingestão diária é recomendada. Não, ele não aumenta o colesterol!
Vamos sempre buscar auxílio de profissionais especializados, assim sua saúde estará em boas mãos!
Publicada por: RBSYS