Escolher óleos para preparar os alimentos é uma tarefa difícil, ainda mais que cada hora temos uma informação diferente veiculada na mídia. Os óleos vegetais são fontes de vitaminas lipossolúveis e ômegas essenciais ao equilíbrio do organismo, contudo, temos algumas opções mais indicadas para o preparo de receitas diariamente. Confira o ranking:
1 - Azeite de oliva
O azeite de oliva é sem dúvidas a melhor opção para uso. Isso porque ele é fonte de muitos fitoquímicos, ômega-9 e vitaminas lipossolúveis que promovem potente ação antioxidante, efeitos anti-inflamatórios e controle do colesterol plasmático. Além de trazer um sabor diferenciado aos alimentos, o azeite pode ser aquecido em temperaturas normais, uma vez que, de acordo com estudos mais recentes, o tempo de aquecimento deve ser superior a horas para poder reduzir sua qualidade nutricional. O ideal é o consumo do tipo extra virgem.
2 - Óleo de gergelim
A semente de gergelim é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas. O seu óleo fornece boas concentrações desse tipo de gordura, que é fundamental para a modulação do perfil lipídico, controlando os níveis de colesterol no sangue.
3 - Óleo de linhaça
O óleo de linhaça, advindo de sua semente, é uma importante fonte de ômega-3, 6 e 9, capaz de contribuir para a redução dos sintomas da menopausa e tensão pré-menstrual, além de promover importante efeito anti-inflamatório.
4 - Óleo de gérmen de trigo
É uma das maiores fontes de vitamina E, atuando como potente antioxidante em busca de prevenir o envolvimento celular. Pode ser associado também na melhora da aparência da pele e cabelos, devido à sua ação na redução do estresse oxidativo.
Outras fontes, como óleo de soja e girassol, também podem ser interessantes, por fornecerem boa concentrações de ácidos graxos poli-insaturados.
Que tal adicionar essas opções na sua rotina? Aproveite e prepare uma deliciosa salada de folhas frescas e regue com o ganhador do prêmio de melhor óleo para a saúde: o AZEITE!
Publicada por: RBSYS