Você sabia que jogamos no lixo uma infinidade de nutrientes através dos talos, folhas, sementes e cascas dos alimentos? E isso potencializa o desperdício! Cada brasileiro gera em torno de 1 kg de lixo por dia, sendo que 58% é representado por restos alimentares.
Muitos nutrientes estão presentes em partes geralmente descartadas. E todas podem ser reutilizadas para culinária. O aproveitamento integral dos alimentos, conhecido como AIA, consiste em pequenas mudanças no cotidiano que garantem equilíbrio para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, através do consumo sustentável de partes não comestíveis dos alimentos.
A casca da melancia, por exemplo, é uma fonte riquíssima de citrulina – aminoácido precursor da arginina no organismo – que promove maior dilatação dos vasos sanguíneos e oferta de nutrientes aos tecidos. Pode ser utilizada em tortas, bolos e até geleia. Veja essa receita de geleia de casca de melancia:
Ingredientes
4 xícaras (chá) de casca de melancia (parte branca) picada
1 e ½ xícaras (chá) de açúcar mascavo
3 limões sicilianos
¾ xícara (chá) de água
Cravos da índia
Modo de preparo: lave a melancia e os limões. Remova a casca verde da melancia e use a parte branca cortando em cubos. Retire as sementes da melancia. Corte os limões em rodelas, mantendo a casca, mas eliminando as sementes. Em uma panela adicione a melancia, o açúcar mascavo e o limão e deixe cozinhar em fogo médio por duas horas, mexendo de vez em quando. Remova as rodelas de limão com cuidado, acrescente o cravo e coloque a geleia em compotas fechadas. Leve ao banho-maria por 10 minutos. Deixe esfriar para servir.
Outra fruta que merece destaque é a banana, que apresenta em sua casca alto teor de potássio. Experimente receitas com essa parte não convencional também! Isso vale para talos de couve e sementes de abóbora, com alta densidade nutritiva! A sustentabilidade também está no combate ao desperdício alimentar, pensem nisso!
Publicada por: RBSYS