loader

Comércio cresce pelo sexto mês consecutivo no Paraná, mas acumula perdas no ano

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Comércio cresce pelo sexto mês consecutivo no Paraná, mas acumula perdas no ano
Comércio cresce pelo sexto mês consecutivo no Paraná, mas acumula perdas no ano

Em meio à pandemia do novo coronavírus, em março e abril o comércio paranaense registrou quedas de 12,4% e 14,5%, respectivamente.

No restante dos meses, houve crescimento.

Em outubro, conforme o IBGE, as vendas foram puxadas pelos setores de móveis (41,4%), eletrodomésticos (22,5%)e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%) Giuliano Gomes/PR Press O comércio no Paraná cresceu 1,1% em outubro e registra alta pelo sexto mês consecutivo, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mês de setembro, o crescimento foi de 4,7%.

Porém, no acumulado de janeiro a outubro de 2020, o setor apresenta perda de 0,9% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O Paraná é um dos 15 estados com registro negativo.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (10).

CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias Em meio à pandemia do novo coronavírus, em março e abril o comércio paranaense registrou quedas de 12,4% e 14,5%, respectivamente.

No restante dos meses, houve crescimento.

Junho e agosto tiveram as maiores altas, de 3%.

Setores e números Em outubro, conforme o IBGE, as vendas foram puxadas pelos setores de móveis (41,4%), eletrodomésticos (22,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%).

As vendas de materiais de construção cresceram entre junho e outubro.

O destaque negativo ficou por conta da venda de veículos, motocicletas, partes e peças, que caiu 0,4% em outubro, o que representa a sexta queda de 2020.

Principais aumentos e quedas nas vendas no ano: móveis: + 17,2% artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: + 7,5%) eletrodomésticos: + 6,9% hipermercados e supermercados: + 6,5% materiais de construção: + 1,9% livros, jornais, revistas e papelaria: -31,2% tecidos, vestuário e calçados: - 23% veículos, motocicletas, partes e peças: - 6,6% combustíveis e lubrificantes: - 3,9% Avaliação Na avaliação do governo estadual, apesar dos números tímidos, há um movimento constante e que acompanha os crescimentos da indústria, as contratações com carteira assinada e os investimentos do setor privado.

Um estudo das secretarias estaduais da Fazenda e de Planejamento e Projetos Estruturantes apontou que os estabelecimentos comerciais registraram em setembro, em média, aumento de 51,9% nas vendas.

Foi a primeira vez que o índice ultrapassou 50%, segundo o governo.

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve em novembro a quinta alta consecutiva no Paraná, de 3,3%.

Isso demonstra a recuperação gradativa da confiança dos empresários, segundo a Fecomércio.

No entanto, houve queda de 8,7% no índice de confiança entre as empresas de médio e grande porte (mais de 50 funcionários).

Entre as empresas de pequena porte o registro de aumento da confiança foi de 3,6%.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraná Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você