Pesquisas sobre o consumo alimentar da população demonstram que as farinhas refinadas e os açúcares em geral ainda fazem parte da alimentação de muitas pessoas, sendo um grande fator para aumento do peso. E é tão fácil substituir por opções mais legais e nutritivas. As farinhas refinadas, sendo a mais comum de trigo, sofrem um processo industrial que elimina a parte externa no grão, reduzindo sua qualidade nutricional e quantidade de fibras. Para você que gosta de cozinhar e quer opções melhores para suas receitas de bolos, tortas e etc., veja minhas dicas de substituição:
- Farinha de trigo integral: a farinha integral mantém a integridade do trigo e por isso fornece maior quantidade de fibras para a saúde intestinal.
- Farinha ou farelo de aveia: a farinha de aveia concentra uma boa quantidade de betaglucanas, que são fibras essenciais para o funcionamento do intestino e outros benefícios para o corpo.
- Farinha de arroz integral: uma substituição isenta de glúten, para pessoas com intolerância a essa proteína.
- Farinha de coco: promove um sabor diferenciado às preparações e também é um coringa no quesito fibras em sua composição.
- Farinha de oleaginosas e leguminosas: castanhas, amêndoas, nozes, grão de bico, ervilha... qualquer oleaginosa e leguminosa pode ser transformado em farinha {quando trituradas} para serem usadas como substitutos nutritivos da farinha refinada.
Que tal uma receita nutritiva com essa substituição? Confira esse brownie com farinha de arroz:Ingredientes
1 e 1/2 xícara de farinha de arroz;3 ovos;1 xícara de açúcar mascavo;1 e 1/2 xícara de cacau em pó;1 pitada de sal;¼ de xícara de óleo de coco ou de girassol;Castanhas e avelãs picadas;1 colher de chá de fermento em pó;2 xícaras de leite de coco;Chia para polvilharModo de preparo: misture todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma assadeira untada e polvilhe a chia. Leve para assar por 20 minutos, até formar uma camada por cima.
Publicada por: RBSYS