No Instituto, durante algumas consultas, os pacientes me perguntam como manter o planejamento alimentar durante viagens e quais lanches levar para as mais longas, principalmente de avião. Minha resposta é: mantenha o equilíbrio. Quando você começa um tratamento nutricional, que chamamos de reeducação alimentar, a primeira coisa que precisa estar claro é a manutenção daquela dieta em longo prazo, e como você lida com ela em todas as situações diferentes da nossa rotina como viajar, por exemplo. O seu planejamento começa com o destino da viagem. Vamos lá:
Organize lanches práticos para levar na bolsa!
Se você não quiser sair da dieta no começo da viagem, experimente levar alguns lanchinhos práticos como frutas secas (damasco, tâmara), oleaginosas e lascas de coco. Coma na hora que bater aquela fome durante o voo!
Aproveite o café da manhã para comer frutas
A maioria das vezes que ficamos em hotel, o café da manhã é daqueles coloniais, não? Nesse caso, a minha dica é, aproveite essa refeição para comer as frutas do seu dia, pois é mais difícil você consumi-las depois. E claro, se você ficar com vontade de algum bolo ou até um pãozinho recheado, aproveite, pegue uma porção pequena e seja feliz!
Doces, consuma com moderação!
Claro que quando estamos conhecendo outras culinárias na viagem, ficamos com vontade daqueles doces que não saem de perto de nós. Experimente e não passe vontade, mas ao mesmo tempo tenha equilíbrio nas quantidades e, principalmente, na frequência. Comeu em um dia, no outro você se equilibra um pouco e assim por diante!
Não se esqueça da hidratação!
A hidratação é fundamental em situações onde comemos mais do que o costume. Aposte em águas geladinhas, água de coco, chás naturais gelados ou coloque rodelas de limão na água!
E claro, aproveite a viagem ao máximo, os momentos de lazer com a família e amigos, e busque nutrir o coração e a alma, além do corpo!
Publicada por: RBSYS