loader

Figo 'come' vespa, mas não é uma planta carnívora... E nem fruta

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Figo 'come' vespa, mas não é uma planta carnívora... E nem fruta
Figo 'come' vespa, mas não é uma planta carnívora... E nem fruta

Alimento é, na verdade, uma flor invertida.

As vespas-do-figo são responsáveis por alimentar o figo, cujo pólen fica em sua parte interna.

Entenda se veganos podem consumir.

Após entrar no figo, a vespa fêmea utiliza o comprido ovipositor para inserir os ovos Luciano Lima/TG O figo não é aquilo que você pensa: ele não é fruta, mas uma flor invertida que possui um sistema para digerir a vespa-do-figo.

Mesmo assim, ele não é considerado uma planta carnívora, já que esse processo de digestão é um sistema de defesa, explica Paulo Minatel Gonella, professor do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Na natureza, para que o figo crie sementes férteis, ele precisa ser polinizado.

Mas como seu pólen está na parte interna, apenas a vespa-do-figo consegue acessá-lo por meio de uma abertura na flor.

Veja como é esse processo a seguir.

Scrolly teste ???? Por que não é planta carnívora? As plantas carnívoras, em geral, vivem em solos pobres em nutrientes.

Portanto, elas vão capturar os insetos como uma fonte de complementação, principalmente de nitrogênio e fósforo, que são nutrientes fundamentais para que elas sobrevivam, explica Gonella.

No caso do figo, a digestão da vespa não acontece como uma complementação da sua alimentação, mas como um mecanismo de defesa, para que ela possa se proteger contra uma "proliferação excessiva de um inseto que é importante para ela, mas que, se proliferar demais, pode ser prejudicial", diz.

????Veganos podem comer figos? Sim, veganos podem comer figos.

O produto que chega na mesa do brasileiro se reproduz de uma forma diferente do figo na natureza e não precisa mais da polinização.

Ao longo dos anos, os pesquisadores foram reproduzindo figos geneticamente com as características que mais agradavam ao consumidor.

Como resultado, o figo para consumo só possui flores internas femininas e não precisa de sementes férteis, explica o professor da UFSJ.

Além disso, os figos são ensacados durante seu desenvolvimento, evitando que as vespas entrem e que pássaros se alimentem com eles - na natureza, os pássaros são os responsáveis por espalhar as sementes.

Como as sementes não são férteis, para cultivar o figo, os agricultores o reproduzem por meio de clonagem e estaquia, uma técnica que usa estacas para multiplicação das espécies, promovendo o enraizamento de partes da planta no solo, podendo ser ramos, raízes ou folhas.

Leia também: VOCÊ SABIA? g1 vai à 'capital do morango' e explica por que ele não é fruta PLANTAS CARNÍVORAS: elas têm armadilhas até debaixo da terra e água ENTENDA: Banana tem família e até coração VEJA VÍDEO: Mel começa com o 'vômito' das abelhas, pode durar alguns anos e tem tipos venenosos Veja mais curiosidades dos alimentos: Açaí é melhor doce ou salgado? Cacau era considerado alimento dos deuses por diversos povos Conheça o limão exótico que custa quase R$ 800 o quilo


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você