Curta-metragem, produzido na década de 70, em plena ditadura, foi a maneira de comemorar o centenário da Convenção Republicana de Itu, a primeira reunião oficial dos republicanos no estado, realizada em 1873.
Filme que mostra centenário da Convenção de Itu pode ser assistido online Reprodução/Tv Tem O dia 15 de novembro é especial para Itu (SP), considerada o berço da república.
Foi na cidade que se desenvolveu o Partido Republicano, movimento que derrubou a monarquia.
Um filme que mostra o centenário da Convenção de Itu e que estava no acervo da Universidade de São Paulo (USP) agora é de domínio público na internet.
O curta-metragem, produzido na década de 70, em plena ditadura, foi a maneira de comemorar o centenário da Convenção Republicana de Itu, a primeira reunião oficial dos republicanos no estado, realizada em 1873.
O filme chamou a atenção para temas como democracia e república.
"Acredito que é muito importante nos nossos dias, quando valores republicanos, valores democráticos são colocados na berlinda, é muito importante que se volte a discutir esses valores e que eles estejam presentes norteando a atuação política de cada cidadão", explica o historiador Jonas Soares de Souza.
Após quase 50 anos guardada nos arquivos da USP, a obra "A Convenção de Itu" está disponível nas plataformas digitais para quem quiser conhecer um pouco desta história e do prédio que fez de Itu a cidade conhecida como berço da república.
Foi na comemoração dos 50 anos da Convenção de Itu que o casarão onde os republicanos se reuniram se tornou um museu.
Um dos objetivos foi mostrar como era a casa de uma família rica do século 19, mas o principal motivo foi destacar a participação de Itu nas discussões da política nacional.
O cineasta Paulo Aranha estudou os detalhes do documentário.
O curta-metragem é apenas um das dezenas de filmes que foram produzidos naquela época em Itu.
"Isso é muito bacana, porque Itu sempre teve um nome marcante de um slogan que foi 'cidade cinema vale do sol'.
Por isso que teve muitas produções, e muita gente vinha de São Paulo para produzir aqui, porque o clima era favorável, não precisava de tanta iluminação naquele período que era muito caro, e o cenário arquitetônico, nas fazendas, nas chácaras, casarões que eram maravilhosos e isso, para eles, era algo importantíssimo", comenta.
O filme documental sai do museu e percorre a cidade para falar da Itu com dez mil habitantes de 1873.
Além disso, mostra um município um pouco mais desenvolvido 100 anos depois, com 50mil moradores.
VÍDEOS: reveja as reportagens dos telejornais da Tv Tem Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 RÁDIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você