Após a PEC do voto impresso ser derrotada no plenário da Câmara, ministros do TSE e parlamentares costuram acordo para ampliar a amostragem de urnas testadas - uma solução que não muda em nada o modelo eleitoral, mas que responderia à onda de desconfiança Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida.
Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A Câmara rejeitou e arquivou a discussão sobre o voto impresso – eram precisos 308 votos, mas a proposta teve apoio de 229 deputados.
Mesmo após a derrota, o presidente Bolsonaro insistiu na ideia de que as eleições de 2022 não serão confiáveis, questionando o sistema da urna eletrônica.
Agora, ministros do TSE e líderes do Congresso procuram convergir para uma solução que não mude em nada o modelo eleitoral, mas que responda à onda de desconfiança.
Neste episódio Natuza Nery, conversa com Julia Duailibi, colunista do G1 e jornalista da GloboNews.
Julia conta como está sendo costurada nos bastidores uma proposta para aumentar a amostragem do teste de integridade da urna eletrônica, medida que seria acompanhada de comissões de fiscalização maiores e mais prazo para a análise do código fonte.
“É uma resposta para dar atenção às queixas", explica Julia.
A medida "só aumenta a transparência e mostra o quão seguro é”, afirma.
Mas não deve ser suficiente.
“Para Bolsonaro, tanto faz.
A discussão serve a seus propósitos políticos”.
Participa também Vitor Marchetti, cientista político e professor de políticas públicas da UFABC.
Ele explica como é realizado o teste de confiabilidade das urnas e detalha o processo de auditoria dos votos.
O que você precisa saber: Teste de integridade: Justiça Eleitoral estuda ampliar número de urnas eletrônicas TCU: relatório conlcui que voto eletrônico é auditável e seguro em todo o processo eleitoral Urna eletrônica: já deu 115 milhões de votos ao clã Bolsonaro VÍDEO: A urna eletrônica é segura? G1 Explica O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato.
Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos, Laís Modelli e Ana Flávia Paula.
Apresentação: Renata Lo Prete.
Nesta semana na apresentação: Natuza Nery.
Comunicação/Globo O que são podcasts? Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser.
E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet.
De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia.
.
.
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos.
É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 RÁDIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você