loader

ONS diz que 'energização' de linha de transmissão pode ser causa de novo apagão no Amapá

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • ONS diz que 'energização' de linha de transmissão pode ser causa de novo apagão no Amapá
ONS diz que 'energização' de linha de transmissão pode ser causa de novo apagão no Amapá

Nova falha no fornecimento de energia no estado foi registrada na noite desta terça (17) após desligamento de transformador e de usina.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quarta-feira (18) que o novo apagão que atingiu o Amapá na noite de terça (17) pode ter sido causado pela "energização" de uma linha de transmissão.

Em nota, o ONS informa que a energização da linha Santa Rita - Equatorial pode ter levado a uma sequência de desligamentos de um transformador da subestação Macapá e da hidrelétrica Coaracy Nunes, o que gerou o apagão.

Amapá tem novo apagão total O Operador Nacional do Sistema informa ainda no documento que a normalização do fornecimento de energia ocorreu na madrugada desta quarta, à 1h04.

Sequência de eventos De acordo com o ONS, a falha no fornecimento ocorreu a partir das 20h27 de terça e a demora no restabelecimento se deveu "a uma sequência de eventos.

" De acordo com o ONS: às 20h27 ocorreu o desligamento automático do transformador da subestação Macapá e da hidrelétrica de Coaracy Nunes; o desligamento provocou a interrupção de 183 MW de carga no estado do Amapá; às 20h15, o processo de recomposição do fornecimento de energia foi iniciado de forma gradual; às 21h03, houve novo desligamento da subestação Macapá; às 21h10, foi feita uma nova tentativa de retomada da carga; às 21h20, o transformador desligou pela terceira vez; às 21h36, foi dado início em nova retomada da carga; à 1h04 de quarta-feira, a carga no estado foi normalizada.

"O ONS identificou que os desligamentos podem ter sido causados no momento da energização da linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, em 69 KV.

A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela CEA, distribuidora local.

O ONS continua acompanhando a situação no Estado", finaliza a nota.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você