A ciência da nutrição é influenciada pelo avanço dos estudos científicos. Um alimento que já foi, por muitas vezes, considerado vilão da dieta, hoje após diversas pesquisas, é um alimento que deve fazer parte da alimentação diariamente – o ovo. O mitos e verdades é sobre ele, confiram:
1. O ovo tem alta densidade nutricional, sendo considerado o segundo alimento mais completo.Verdade. Depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo em termos de nutrientes. Fornece boa concentração de proteínas de alto valor biológico, aminoácidos essenciais ao nosso corpo, vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, como a colina, essencial para a saúde ocular e a luteína e zeaxantina, antioxidantes presentes na gema.
2. A gema de ovo pode ser consumida sem medo.Verdade. É a parte do ovo que mais concentra vitaminas e antioxidantes e pode ser consumida sem medo. Também é fonte de aminoácidos essenciais. Nada de jogar fora!
3. O ovo deve ser consumido preferencialmente cozido ou em forma de omelete.Verdade. O ovo frito concentra o conteúdo calórico e de gordura do óleo utilizado para fritar e pode interferir negativamente no organismo. Prefira as opções cozida, mexida ou em forma de omelete que você pode abusar da versatilidade de recheios com vegetais, queijos magros e verduras. Já passei uma receita saudável de omelete para o pós-treino nos blogs!
4. O consumo diário de ovo aumenta o colesterol.Mito. Ao contrário do que sabiam, o consumo de ovo não aumenta o colesterol endógeno do nosso organismo. Segundo a última Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol dietético exerce pouca influência na síntese de colesterol pelo próprio organismo, e a recomendação que antes era de até 300 mg por dia do consumo de colesterol não é mais recomendada, segundo pesquisas apontadas no documento.
Vamos consumir alimentos saudáveis e nutritivos, sem medo e com equilíbrio nutricional!
Publicada por: RBSYS