Ao menos 19 animais marinhos foram localizados neste feriadão, alguns com vida.
Registros desta segunda-feira foram feitos em Balneário Camboriú, Itapema e Penha.
Tartarugas são encontradas mortas na Praia da Armação em Penha Duas tartarugas marinhas e dois golfinhos foram encontrados mortos no Litoral Norte catarinense nesta segunda-feira (15).
Os registros foram feitos pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Balneário Camboriú, Itapema e Penha.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram No total, foram encontrados pelo menos 19 animais encalhados desde sábado (13), conforme o projeto, alguns deles vivos.
Até 15h48, o PMP ainda contablizava os números desta segunda.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Baleia surpreende grupo de SC Baleia de 6,5 metros encalha em praia Programa vai monitorar impacto do pré-sal em animais no litoral de SC Registros As tartarugas foram encontradas mortas na Praia da Armação, em Penha.
As espécies eram a cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivácea).
Tartaruga-oliva morta na Praia da Armação em Penha Valeska Lippel/Arquivo pessoal A equipe do projeto foi até o local para registrar o encalhe e colher os dados biométricos dos animais, para identificação das espécies.
Depois, as tartarugas foram enterradas no local.
Tartaruga-cabeçuda encontrada morta na Praia da Armação em Penha Univali - Unidade Penha/Divulgação Já os golfinhos foram encontrados na Praia Central, em Balneário Camboriú, e na Praia do Plaza, em Itapema.
Golfinho morto encontrado em Itapema Univali - Unidade Penha/Divulgação Tanto as tartarugas como os golfinhos estavam em estágio avançado de decomposição.
O projeto explicou que, por causa disso, não é possível fazer a análise dos órgãos internos dos animais para descobrir as causas das mortes.
Outros animais Entre sábado e domingo (14), outros animais encalhados também foram encontrados pelo projeto.
São eles: Sábado Biguá (Phalacrocorax brasilianus) - vivo - Praia de Navegantes Gaivota (Larus dominicanus) - morto - Bombinhas Domingo Tartaruga-oliva - morto - Praia Central/Balneário Camboriú Tartaruga-verde (Chelonia mydas) - morto - Praia Central/Balneário Camboriú Tartaruga-verde - vivo - Praia de Canto Grande/Bombinhas Gaivota - vivo - Praia da Armação/Penha Grazina de barriga branca (Pterodroma sp.
) - vivo - Praia da Armação/Penha Bobo pequeno (Puffinus puffinus) - morto - Praia de Balneário Piçarras Tartaruga-verde - morto - Praia do Tabuleiro/Barra Velha Toninha (Pontoporia blainvillei) - morto - Praia Central/Barra Velha Bobo pequeno - morto - Praia da Península/Barra Velha Tartaruga-verde - morto - Praia da Península/Barra Velha Tartaruga-verde - morto - Praia da Barrinha/Barra Velha Condições do oceano De acordo com a oceanógrafa Bruna Henklein Pissaia, as condições do oceano são um dos fatores que aumentam o encalhe de animais marinhos.
“No trecho de praias monitorado pela Univali [Universidade do Vale do Itajaí], no litoral Centro-Norte catarinense, a combinação de ondulações de Leste e ventos de quadrante Norte e Nordeste favorecem o encalhe de carcaças de animais marinhos.
Geralmente são animais em estágio avançado de decomposição, que estavam derivando e encalham influenciados pelas condições oceanográficas”, disse.
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é uma das instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
A universidade é responsável pelo trecho entre Barra Velha, no Litoral Norte, e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Veja mais notícias do estado no g1 SC
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 RÁDIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você