loader

China diz que deseja 'relações amistosas' com os talibãs

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • China diz que deseja 'relações amistosas' com os talibãs
China diz que deseja 'relações amistosas' com os talibãs

China já negocia com o Talibã desde 2019.

O país tem uma fronteira de 76 quilômetros com o Afeganistão.

Especialistas analisam retomada do Afenenistão pelo Talibã A China afirmou nesta segunda-feira (16) que deseja manter "relações amistosas" com o grupo extremista Talibã, que tomou o poder no Afeganistão depois do colapso do governo do país.

A China e o Afeganistão são países vizinhos e têm 76 quilômetros de fronteiras comum.

VÍDEO: Veja cronologia da tomada de poder do Talibã no Afeganistão A China "respeita o direito do povo afegão a decidir seu próprio destino e futuro e deseja seguir mantendo relações amistosas e de cooperação com o Afeganistão", afirmou à imprensa a porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying.

"Os talibãs indicaram várias vezes a esperança de desenvolver boas relações com a China", completou a porta-voz, antes de afirmar que a embaixada chinesa em Cabul "continua funcionando normalmente".

VEJA TAMBÉM Tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos; voos comerciais são cancelados Presidente do Afeganistão deixa país e admite vitória do Talibã, que assume controle do palácio presidencial O que é o Talibã, grupo extremista que surgiu há quase 30 anos e acaba de voltar ao poder no Afeganistão SANDRA COHEN: Sob o comando do Talibã, Afeganistão retorna aos seus dias mais sombrio China critica ação dos EUA no Afeganistão O governo chinês classificou nas últimas semanas de "irresponsável" a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão, por temer uma guerra civil no país vizinho.

O governo chinês iniciou, em setembro de 2019, conversas com os talibãs.

Uma delegação do movimento foi recebida na época na China.

Pequim incluiu, em 2016, o Afeganistão em seu grande projeto de infraestruturas, as "Novas Rotas da Seda".

Mas, por falta de segurança, os investimentos chineses foram modestos no país: 4,4 milhões de dólares em 2020, segundo o ministério do Comércio.

Veja os vídeos mais assistidos do G1


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RADIO TOP ITATIBA direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RADIO TOP ITATIBA . Peça sua Música que Tocamos Pra você